Depois da academia, da pedalada ou de qualquer atividade física, nada melhor que um banho relaxante, não é mesmo? Mas qual é a temperatura ideal da água para diminuir as dores e o cansaço?

Leia abaixo o comparativo dos dois e descubra qual a temperatura mais indicada para você:

Banho Frio

O banho frio (entre 5 e 13 graus) é indicado para uma ação preventiva e anti-inflamatória. Isso acontece porque a água fria ativa a circulação e diminui a velocidade de condução do estímulo da dor pelas fibras nervosas, além do estímulo à produção de endorfinas.

A “ducha gelada” ou “banho de água fria” ainda ajuda a diminuir a fadiga, espasmos musculares e auxilia no relaxamento. Além disso, colabora na recuperação da dor muscular e também as microlesões musculares e ósseas.

Esssa ducha fria reduz também a intensidade das dores musculares tardias, aquelas que ocorrem até 48 horas após os esforços de grande intensidade.

Fato Interessante: Alguns atletas costumam ficar 15 minutos ou mais dentro de uma banheira com gelo, logo após as competições.


Banho Quente

Mas não pense que o banho quente não tem seus benefícios. Em alta temperatura, a água é ótima para pessoas com contraturas e fraquezas musculares, limitações na amplitude de movimento, dores incapacitantes e lesões.

Outros benefícios são: redução da dor, facilitação do movimento articular e aumento da circulação.

Por tudo o que vimos, não é possível afirmar o que é melhor: banho quente ou frio. Isso vai depender da sua condição física, intensidade do exercício e do objetivo que você pretende alcançar com a “ducha”.